Redução de Custos Através da Melhoria de Processos

Redução de Custos Através da Melhoria de Processos

A evolução dos processos dentro de uma empresa, além de garantir sua estabilidade e confiabilidade, pode também ser visto como uma poderosa ferramenta de redução de custos. 

Considerando os ganhos de produtividade e otimização de recursos, com base na eliminação de redundâncias e gargalos, especialização, ganhos com sinergia, escala e automação, as empresas podem alcançar extraordinárias reduções de seu custo fixo, direto e indireto, redesenhando seus processos. 

Não obstante, esta rotina de mapeamento e revisão de processos, deveria ser uma constante nas organizações. No entanto, no mundo real não é assim que acontece. Principalmente quando falamos de atividades no-core, de apoio ao negócio (custos fixos indiretos). O impacto da rotina das atividades transacionais acaba sobrepujando e relegando a um segundo plano as análises mais estratégicas, como melhorias no processo. 

Uma forma de garantir que seus processos sejam regularmente revisados e os custos envolvidos sejam cada vez mais competitivos é através da utilização de um agente externo à rotina. Este agente deve ter experiência, conhecimento e metodologia, capazes de identificar as oportunidades e transformá-las em ganho real.  

Um tipo de agente altamente eficaz para atuar na melhoria de processos, é a Consultoria externa, especializada, com este viés de negócio fortemente enraizado em seu portfólio. E falo aqui especificamente de mapeamento e redesenho de processos com foco em redução de custo, principalmente nas atividades no-core de uma organização. 

Para ajudar a entender o impacto da melhoria de processo no custo e a ação de um agente externo, podemos utilizar o gráfico de Curva de Aprendizagem adaptado, onde mostramos simultaneamente, ao longo do tempo, a evolução do desempenho através de um processo qualquer e o comportamento do custo envolvido neste processo: 

Gráfico da Curva de Aprendizagem

Percebam neste exemplo que o objetivo do agente é, através da introdução de melhorias e ganhos no processo, reduzir custo e ainda melhorar o desempenho da atividade envolvida. 

O resultado, o ganho gerado pela redução de custo, é a medida de valor que servirá de base para calcular a remuneração do agente externo (no exemplo, uma Consultoria especializada). 

Em outras palavras, este é um modelo em que todos ganham! 

Deixe uma resposta