Importância da previsibilidade da produção para Suprimentos

Importância da previsibilidade da produção para Suprimentos

A previsibilidade de demanda para Suprimentos é um dos fatores mais significativos para alavancar o desempenho de empresas de todos os portes. Atualmente, a intensa competitividade do mercado promove a busca por custos menores e um alinhamento de níveis de produção ajustados entre demanda e oferta, evitando desperdícios e retrabalhos.

Dentro desta realidade, a previsibilidade da produção é uma importante ferramenta para alavancar negociações eficientes que fortalecem a gestão da cadeia de suprimentos. Sendo assim, o alinhamento entre as áreas de Produção e Suprimentos gera impactos além da empresa compradora. A correta análise destes dados e integração em conjunto com os fornecedores é imperativo para o atendimento de demandas.

Qual o impacto da previsibilidade da produção para Suprimentos?

Os últimos anos vem trazendo uma nova forma de olhar o mercado. Indecisões, dúvidas, pouca (ou nenhuma) assertividade nas demandas. Tudo isso associado com uma forte retração da indústria e diversos fatores externos que tornam os empresários cada vez mais reféns de modais logísticos e taxas cambiais.

Neste cenário, a previsibilidade da produção deve auxiliar aos processos de tomada de decisão de forma a reduzir as incertezas e fortalecer os elos da cadeia de fornecedores. A organização correta de demandas pode trazer excelentes resultados para ambos os lados da negociação. 

Onde buscar a previsibilidade da produção?

Dentro das empresas, a criação e filtragem de dados de previsibilidade exigem uma visão macro dos processos de Compras e Vendas. São diversas as formas de “garimpar” estes dados, desde a busca de dados históricos, projeções de vendas da empresa até indicadores de mercado e previsões climáticas que traduzem o comportamento de consumo dos clientes finais.

Suprimentos e a previsibilidade da produção

Uma boa previsibilidade de produção pode gerar excelentes oportunidades de negociação com a cadeia de fornecedores. Por exemplo, a visibilidade de maiores volumes de aquisição pode ser um vetor de mudança no modus operandi da empresa. O redimensionamento de lotes econômicos proporciona à área de Suprimentos uma melhoria nos níveis de estoque, segurança para Produção otimizar os processos e aumentar capacidade instalada.

Do mesmo modo, a precificação é afetada de forma positiva, pois a previsibilidade está intrinsicamente ligada ao custo do produto. Isso significa que previsibilidade pode aumentar os resultados da empresa.

As vantagens da previsibilidade da produção

Buscando maior vantagem competitiva dentro de um cenário global as empresas devem atuar de forma alinhada, mantendo o ritmo entre os processos de operação e Suprimentos. Como elo de ligação, a previsibilidade pode oferecer os seguintes benefícios:

  • Melhores negociações: a previsibilidade dedemanda pode ser um diferencial na negociação com a cadeia de fornecedores. Proporcionar ao fornecedor uma visão de médio/longo prazo pode alavancar novas negociações com melhor níveis de garantia de atendimento.  
  • Sinergia com fornecedores: apresentar um cenário com volumetria para os próximos meses, mesmo com certo grau de incerteza, é melhor do que mostrar um visão de curto prazo. Criar uma rotina de validação sistêmica com os fornecedores ajuda o comprador a estar preparado para oscilações do mercado.    
  • Melhor aproveitamento logístico: uma vantagem expressiva da previsibilidade de produção para Suprimentos é poder saber o quanto será demandado para o fornecedor dimensionar os melhores níveis de abastecimento, evitando frete com baixa utilização de carga e diminuição da frequência de entregas.

As mudanças no mercado atual são constantes e forçam as empresas a terem um olhar crítico nos comportamentos de consumo dos clientes. Assim, trabalhar com a previsibilidade como ferramenta para tomada de decisões em Suprimentos é um desafio na busca de vantagem competitiva de forma rápida e eficiente às variações do negócio. A DR7 Consultores acredita que a valorização da análise dos dados, bem como a inovação de processos aplicada as atividades de Suprimentos das organizações, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em ambientes altamente competitivos.