Como aumentar a produtividade da sua Cadeia Logística

Como aumentar a produtividade da sua Cadeia Logística

Atualmente as Cadeias de Suprimentos estão extremamente complexas. Os níveis de mix de produtos, ampliação da rede de fornecedores e a concorrência estão a cada ano desafiando o meio gerencial das empresas.

Eliyahu M. Goldratt em seu livro A Meta de 1984, concluía que a força de uma corrente está no elo mais fraco. A ruptura operacional de um desses elos, mesmo que por curtos intervalos, gera prejuízos e demanda esforços significativos até seu adequado restabelecimento. Prever e antecipar problemas desta natureza é o papel do gerenciamento de riscos.

A logística, como interface entre fornecedor, empresa e clientes, passa a ter relevância crescente e contínua no processo. A produtividade da atividade logística agrega valor ao produto a ser comercializado, pois cada vez mais as pessoas estão atentas aos aspectos como confiabilidade, rapidez na entrega e disponibilidade de atendimento. Esses aspectos podem diferenciar muito os produtos comercializados, dando maior competitividade à empresa que consegue administrar bem a sua cadeia logística.

A meta para uma empresa sadia é o lucro, então o aumento da produtividade, pela eliminação de restrições traz competitividade que traz lucro.

Assim, as empresas buscam formas de administrar melhor o seu desempenho, otimizar os estoques e planejar melhor as vendas, através da utilização de ferramentas como o gerenciamento da cadeia de suprimentos e gestão de riscos operacionais.

A abordagem do gerenciamento de risco é um processo formal que envolve a identificação de potenciais perdas, entender a probabilidade do potencial das perdas e atribuir consequências para essas perdas. O gerenciamento da cadeia de suprimentos procura reduzir esses riscos e melhorar o desempenho competitivo por meio da integração estreita das funções internas dentro da empresa e a sua vinculação eficaz com as operações externas dos fornecedores, dos membros do canal e dos clientes finais.


Otimizando a Cadeia Logística – adaptado de Cranfield, 2003 

É preciso lembrar que essas ações não estão focadas apenas nas operações logísticas em si. Para atingir o planejado, a revisão e redesenho de operações também se aplica aos processos de suprimentos, almoxarifado, financeiro e demais áreas de apoio. 

A DR7 (www.dr7consultores.com) tem como missão o desenvolvimento de estratégia focadas no resultado do Cliente, produtividade nos processos, redução de custos, alavancagem de lucratividade, desenvolvimento de equipes e crescimento econômico sustentável do negócio. 

Deixe uma resposta