Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos em tempos de COVID-19

Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos em tempos de COVID-19

A pandemia do novo coronavírus vem castigando a economia mundial. No Brasil não está sendo diferente. Diversos segmentos tiveram que suspender suas atividades por conta de decretos e orientações estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com impacto direto na cadeia produtiva. Esta dinâmica nos obriga a repensar sobre as novas condições de crescimento do PIB atual e dos próximos anos.

Entendemos a importância do isolamento social, mas as projeções e o efeito cascata da situação atual em empresas de pequeno e médio porte representa uma grande ameaça e pode comprometer a sustentabilidade.
A Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos, sempre abordada como uma vantagem competitiva para as empresas, com as etapas de Identificação, Avaliação, Controle e Monitoramento de Riscos, hoje possui uma nova relevância no mercado global.

Dentro do cenário atual, as incertezas proporcionadas por esta crise representam uma grande oportunidade para as organizações alinharem seus esforços para uma nova realidade.
Nós da DR7 Consultores, neste período de quarentena, disponibilizamos este material para instigar e repensar sobre o posicionamento estratégico da sua empresa.

1) Qual o grau de dependência em relação aos seus fornecedores?
A dependência pode ser definida por vários aspectos. Destacamos aqueles mais relevantes que é a dependência econômica (grande parte do faturamento dependendo de bens e serviços fornecidos por poucos fornecedores desenvolvidos e qualificados) e a dependência técnica (somente um fornecedor desenvolvido e qualificado para determinado bem ou serviço).

2) Como são estruturadas as cadeias dos sub-fornecedores?
De acordo a Teoria do Caos, o simples bater de asas de uma simples borboleta poderia provocar um tufão do outro lado do mundo. Sua empresa deve conhecer muito bem a relação entre a área de Suprimentos e os seus fornecedores diretos. Mas você já parou para pensar sobre os fornecedores de seus fornecedores? Será que a gestão de riscos de abastecimento existe nas estruturas anteriores ao fornecimento para sua empresa? A falta desta perspectiva torna sua cadeia frágil e refém da casualidade.

3) Qual o grau de dependência em relação aos seus clientes?
Esta situação se caracteriza por concentrar grande parte do faturamento em um Cliente ou em poucos clientes. Quanto menor for o % de compra de cada Cliente sobre o total do faturamento, menor será a dependência. Aqui vale destacar a importância do monitoramento sobre o desempenho e saúde econômico financeira naqueles Cliente que representam um % maior sobre o faturamento total da empresa, de forma a minimizar riscos.

4) Qual o nível de estoque de seus fornecedores?
Estoques baixos representam risco de desabastecimento; estoques elevados representam riscos de insustentabilidade econômico-financeira no fornecedor. É importante estabelecer um equilíbrio nesta equação e mais uma vez introduzir ferramentas de monitoramento sobre a cadeia de fornecimento, pelo menos das fontes mais relevantes ao negócio.

5) Sua cadeia logística está mapeada?
O mapeamento da cadeia logística envolve uma série de fatores que ajudam na sua estruturação e identificação de riscos. Fatores como fornecedores e seus impactos na armazenagem, produção, distribuição e cliente final compõe a cadeia de abastecimento. Identificar os elos mais fracos e balancear as capacidades é o desafio da área logística da sua empresa. Nos dias atuais é imperativo que tenhamos a percepção das mudanças de mercado e suas consequências minimizadas no atendimento ao cliente final.

6) Como sua empresa projeta a retomada da produção em 6 e 12 meses?
As projeções devem seguir cenários pré-estabelecidos, estruturados em pelo menos 03 níveis: pessimista, provável e otimista. E para cada cenário definir todas as ações e recursos necessários para suportá-los. Este é sem dúvida um bom momento para fazer uso de uma Consultoria consistente e experiente, que possa orientá-lo sobre a melhor maneira de agir, quais ferramentas adotar e como potencializar seus recursos.

Uma das ferramentas mais importantes neste momento de retomada é possuir um fluxo de caixa futuro, baseado nos 3 cenários, onde a empresa tenha capacidade de entender as consequências das ações a serem tomadas quanto aos prazos de recebimento de suas vendas, prazos de pagamento aos fornecedores, níveis de estoque, custos fixos, entre outros.

The cash is the king! Uma empresa não quebra por não ter lucro, quebra por não gerar caixa!

Sabemos que o momento atual é angustiante e os seus impactos já afetam profundamente todas as organizações no mundo. Porém, o cenário econômico necessita de criatividade e inteligência para superar esta fase.

Por isso a DR7 Consultoria irá disponibilizar nossos consultores para ajudar os empresários no diagnóstico e mapeamento de riscos de forma gratuita. Nos contate para agendarmos uma conversa online e pensarmos juntos como superar os impactos da pandemia na sua empresa.

6 Comentários

Maria Sirlangia Rodrigues Chapper Publicado em10:05 - 06/04/2020

Altamente relevante a abordagem e os temas tratados.

    Marcelo Luís Dahlem Publicado em10:18 - 06/04/2020

    Obrigado Maria Chapper pelo seu comentário. Em tempos difíceis precisamos estar ainda mais atentos à gestão de riscos e planos de contingências.
    Como a Sodexo está enfrentando este momentos? Se quiser e puder nos deixar um relato, pode nos enviar por email.
    Esperamos que esteja tudo bem com você e com a sua equipe!
    Abraços e sucesso!

LUIZ CARLOS PILOTTO Publicado em10:55 - 06/04/2020

Caros amigos, parabéns pela iniciativa de partilhar conhecimento e pela abertura de cada vez aprender mais com crises e diferentes cenários econômicos, financeiros e políticos. A estratégia sempre deve ser formada a quatro mãos.

    Marcelo Luís Dahlem Publicado em09:30 - 08/04/2020

    Obrigado pelo feedback Pilotto!
    Esta é uma crise muito diferente das últimas que passamos e precisamos enfrentá-la com muito conhecimento compartilhado.
    Abraços

Helga Bülow Publicado em16:19 - 06/04/2020

Muito bom! Bela iniciativa a de contribuir para o diagnóstico e mapeamento de riscos.

    Marcelo Luís Dahlem Publicado em09:30 - 08/04/2020

    Obrigado pelo feedback Helga!
    Que possamos sempre auxiliar as empresas a aproveitarem todos os momentos, bons e maus, para o desenvolvimento do negócio!
    Abraços

Deixe uma resposta