Entrevista – A importância do processo de Gestão da Mudança nas Organizações

Entrevista – A importância do processo de Gestão da Mudança nas Organizações

Gestão da Mudança

No artigo de hoje, iremos publicar uma excelente entrevista realizada com as consultoras de Gestão de Mudanças Maria Cristina Waechter e Vanda Morem, sócias da VMChange, consultoria especializada de Porto Alegre.

Um tema cada vez mais pertinente e que traz um impacto muito forte em projetos de consultoria, mudanças organizacionais, de processo, de sistemas, governança familiar, entre outros e que necessitam de atenção dos empresários e líderes que buscam inovação, produtividade e rentabilidade com altas taxas de sucesso.

Desejo uma boa leitura e que a entrevista ajude na percepção da importância e relevância do tema!

Marcelo Luís Dahlem: O mundo está funcionando em uma velocidade cada vez maior, com maior volatilidade e muitas mudanças, principalmente tecnológicas. Em que momentos o processo da gestão da mudança pode ser aplicado nas empresas?

Vanda: As empresas passam, constantemente, por alterações em seus ambientes de negócios. Essas mudanças já são consideradas parte da rotina e inerentes a gestão do negócio. A nossa experiência prática, nos diz que soluções técnicas, por melhores que sejam, não bastam. Para trazer a transformação desejada para uma organização, é necessário o entendimento de que a variável “pessoas” é o fator crítico determinante para o sucesso. Frente a isso, a aplicação de um processo estruturado para gestão das mudanças organizacionais, com um olhar para o engajamento e preparação das pessoas, vem se mostrando cada vez mais efetivo, contribuindo para potencializar o resultado.  A gestão da mudança fornece, aos líderes, suporte e condições necessárias para que possam compreender as mudanças e conduzi-las internamente com suas equipes, administrando dificuldades e resistência. Lideranças preparadas e o uso de uma metodologia, seja ela própria da empresa ou de mercado, faz com que, mais rapidamente, a organização adquira um alto nível de performance para mudança e, consequentemente, alcance os objetivos de negócios. 

Marcelo: E o resultado disto? Na experiência de vocês, que impactos significativos um processo de gestão da mudança bem conduzido pode trazer?

Cris: Um processo de gestão da mudança bem conduzido faz com que as pessoas compreendam e adotem o uso do novo (sistema, processos, ferramentas, comportamentos, etc) de uma forma mais rápida e eficiente, identificando potenciais riscos e impactos. Planejar a mudança, traz velocidade para adoção de novas práticas/processos e proficiência de seu uso. Quanto mais rápida e mais eficiente for a adesão para o novo, mais rápido será o retorno financeiro do projeto/processo.

Marcelo: Dentro da minha experiência em várias empresas desde pequenas a grandes, noto que o tema da gestão da mudança é pouco explorado, você acredita que as empresas deveriam se preocupar com este assunto?

Vanda: Fazer a gestão das mudanças significa gerenciar as necessidades e demandas das pessoas em processos organizacionais que estão em transição. Saber gerir as mudanças organizacionais é uma competência essencial dos líderes. São eles que as legitimam, dando exemplo, fortalecendo a comunicação e demonstrando comportamentos engajadores nos processos de transformação, bem como, gerindo resistências com impactos diretos no resultado final do projeto/processo. É necessário sensibilizá-los e prepará-los para que, o mais rapidamente possível, apropriem-se de seu importante papel de promover a contínua evolução/transformação nas organizações. Sem a participação ativa e o comprometimento da liderança, a mudança não acontece.

Os únicos protagonistas de qualquer mudança na organização, são as pessoas. Tê-las engajadas e preparadas para adotarem novas práticas, sistemas e comportamentos é a maneira mais garantida para maximizar o retorno do seu investimento.

Vanda Morem – Sócia da VM Change

Marcelo: Com as empresas cortando cada vez mais seus custos e investimentos, como elas podem organizar este processo de forma inteligente e com custos adequados? Qual o investimento necessário? O processo pode ser híbrido e estruturado conforme as demandas de projetos?

 Cris: Para alcançar resultados superiores em projetos de transformação organizacional, sejam eles de tecnologia, de cultura ou de processos é fundamental ter claro que Gestão da Mudança é o processo estruturado que irá garantir o engajamento e a preparação das pessoas, conduzindo a empresa do estado atual para o seu futuro desejado. Ter um processo de GM organizado e planejado, alinhado com o projeto ou transformação organizacional, permitirá que as pessoas sofram menos os impactos da mudança e comprometam-se, mais rapidamente, a aderirem as novas práticas/sistemas/processos. Essa velocidade de adesão e proficiência no uso, faz com que o retorno sobre o investimento do projeto seja mais rápido. GM é um investimento que precisa ser pensado junto com o investimento do projeto e dimensionado a partir da intensidade de ruptura que o novo (processos, sistemas e cultura) trará para as pessoas. Quanto mais disruptivo para a empresa for o projeto, maior será a necessidade de conduzir, de forma efetiva, as mudanças para as pessoas.

Marcelo: Como consultor de empresas, acredito que o processo de Gestão da Mudança é essencial em muitos temas que trabalhamos dentro das organizações, por exemplo, redesenho do processo comercial de um cliente, estruturação da Governança Familiar, etc. Como vocês acreditam que um profissional de Gestão da Mudança pode contribuir efetivamente em projetos de consultoria empresarial?

Vanda: Qualquer tipo de intervenção que traga alterações na forma de trabalhar e/ou se relacionar dentro da organização, deve contemplar uma sistemática para apoiar as pessoas nas suas demandas durante o processo de transição e prepará-las para adoção do modelo futuro. As pessoas precisam ser guiadas de modo saudável para a mudança.  Desta forma, a gestão da mudança pode ser utilizada sempre que a empresa estiver conduzindo projetos, melhorias ou iniciativas, pois isso sempre tem impacto nas pessoas. O profissional com conhecimento da metodologia e das ferramentas de GM poderá apoiar na condução efetiva das ações, alinhadas com as fases do projeto ou processo a ser implantado.

Marcelo: Por fim, que lição ou reflexão vocês gostariam de deixar para os empresários que nos leem?

Vanda: Os únicos protagonistas de qualquer mudança na organização, são as pessoas. Tê-las engajadas e preparadas para adotarem novas práticas, sistemas e comportamentos é a maneira mais garantida para maximizar o retorno do seu investimento. No entanto, isso não acontece por mágica! É preciso um processo estruturado para fazer essa gestão de maneira efetiva.

Cris: Para sair do estado atual e chegar no futuro desejado é necessário passar por uma importante etapa chamada transição. E este caminho passa pela necessidade de ter que deixar algo do passado e começar algo novo. Envolve uma quebra de padrão mental para reaprender alguma coisa nova. Em geral, as nossas emoções não nos permitem lidar de forma tão rápida e racional com o desconhecido. Portanto, quem deseja fazer uma mudança organizacional efetiva e focada nas pessoas, precisa entender que é preciso tempo para isso. Gestão da Mudança também é gestão de emoções e quanto mais formos capazes de entender isso, melhor faremos a mudança acontecer.

Espero que tenha sido uma boa leitura e que tenha trazido insights importantes para você!

Nós da DR7 Consultores Associados e a VM Change estamos à disposição da sua empresa para uma apresentação e um diagnóstico de consultoria que irá avaliar as oportunidades para o seu negócio crescer com maiores lucratividade e sustentabilidade. E o melhor de tudo, oferecemos esta etapa de diagnóstico sem custo!

6 Comentários

Helga Bülow Publicado em10:41 - 24/08/2020

Excelente! Parabéns!

    Marcelo Luís Dahlem Publicado em10:47 - 24/08/2020

    Obrigado Helga! Nosso convite está de pé!!! Seria muito bom poder publicar um material contigo!

      Izoli Alfonso Osorio e Silva Publicado em18:28 - 24/08/2020

      Ótima entrevista e posicionamento das consultoras.
      Há uma emergência no país de líderes para gestar mudanças.
      É fundamental que as pessoas aprendam a ter capacidade de lidar com incertezas!

        Marcelo Luís Dahlem Publicado em19:00 - 24/08/2020

        Obrigado Izoli! Realmente, tema importante neste mundo cada vez mais inconstante.

Fernando Francesconi Publicado em15:49 - 16/09/2020

O papel da Gestão da Mudança é fundamental, mas infelizmente muitos gestores não o valorizam suficiente! Gostei muito da frase da Vanda: “Fazer a gestão das mudanças significa gerenciar as necessidades e demandas das pessoas em processos organizacionais que estão em transição.” Todos tem necessidades, e mostrar como o novo supre estas diversas necessidades é fundamental para um bom processo de transição.
Parabéns!

    Marcelo Luís Dahlem Publicado em16:58 - 16/09/2020

    Obrigado Francesconi! Realmente, um tema fundamental e muitas vezes pouco valorizado. Quantos projetos tiveram pouco ou nenhum sucesso devido a isto?
    Grande abraço

Deixe uma resposta