E quando as compras são realizadas por outras áreas da empresa?

E quando as compras são realizadas por outras áreas da empresa?

De acordo o dicionário Aurelio COMPRAR é adquirir a preço de dinheiro. Mas comprar no ambiente de Suprimentos é muito mais complexo do que esta simples definição. Gerenciar as necessidades da empresa com uma criteriosa seleção de fornecedores em negociações sustentáveis e de qualidade norteiam a rotina da área de Suprimentos.

Mas a necessidade de aquisição é latente em outras diversas áreas da empresa. Podemos citar o RH com a necessidade de negociar planos de saúde, TI com demanda de negociar pacotes de dados, Logística com a conta de manutenção corretiva em emergência, entre outros…

Quais os resultados das negociações realizadas por outras áreas?

Algumas compras acabam sendo vistas apenas como um processo operacional, cujo foco é atender a necessidade da área demandante, colocando em segundo plano o processo de compras e minimizando o resultado econômico e financeiro. É o famoso e perverso “liberar” a NF no sistema. Estas compras, conduzidas por pessoas fora da área de Suprimentos, apesar do esforço em atender a demanda particular de suas áreas, quase nunca resultam nas melhores negociações para o Negócio.

Além das questões de compliance, que devem nortear as políticas e diretrizes da empresa, a preocupação das negociações estruturadas e que podem trazer resultados de economia devem sempre envolver a área de Suprimentos.

Os resultados, obtidos por aquisições realizadas sem a participação de Suprimentos, podem ser classificados, no mínimo, como improdutivos. De um lado teremos o fornecedor altamente preparado para negociação e do outro lado, um cliente demandante e conhecedor do escopo técnico, mas com baixa expertise em processos de Compras e técnicas de negociação.

Como melhorar os resultados de Compras?

A importância do setor de compras vem crescendo e mostrando seu valor nas organizações e provando que não basta apenas comprar, mas trazer melhores resultados para a organização.

Saber comprar de forma a beneficiar a organização é determinante não somente para a competividade, mas também para a permanência da empresa no mercado.

A centralização de informações e análise de relevância destas negociações pelo setor de Suprimentos passa por uma avaliação estratégica e alinhamento com fornecedores e negociações assertivas, focadas em alavancar excelentes resultados.

A participação direta ou indireta do comprador nos processos de aquisição gera uma igualdade de condições da negociação entre comprador x fornecedor.

Se você acredita que exista potencial de otimizar as aquisições nas áreas de apoio (RH, TI, Logísitica, etc) a DR7 Consultores pode avaliar a situação atual e identificar oportunidades de ganhos sustentáveis e relevantes, de forma rápida e eficaz, para a sua Organização.

Deixe uma resposta