A pandemia do COVID-19 está trazendo consequências ruins para a economia brasileira e mundial. Diversos segmentos tiveram que suspender suas atividades por conta de decretos e orientações estabelecidos pelo Ministério da Saúde, causando impactos muito fortes nos negócios. Este cenário de crise nos obriga a repensar os nossos negócios e estratégias de crescimento para este e para os próximos anos.
Entendemos a importância do isolamento social, contudo as projeções e o efeito cascata da situação atual, principalmente em empresas de pequeno e médio porte, representam uma grande ameaça e podem comprometer a sua sustentabilidade.
Mas como toda a crise ela passa e virá a retomada dos negócios. Para isso é essencial estar preparado!
Como sua empresa está estruturada para este momento e como estará para a retomada?
É preciso planejar! As projeções devem seguir cenários pré-estabelecidos, estruturados em pelo menos 03 níveis: pessimista, provável e otimista. E para cada cenário definir todas as ações e recursos necessários para suportá-los. Este é sem dúvida um bom momento para fazer uso de uma consultoria consistente e experiente, que possa orientá-lo sobre a melhor maneira de agir, quais ferramentas adotar e como potencializar seus recursos.
Cuide do caixa!
Uma das ferramentas mais importantes neste momento de retomada é possuir um fluxo de caixa futuro, baseado nos 3 cenários, onde a empresa tenha capacidade de entender as consequências das ações a serem tomadas quanto aos prazos de recebimento de suas vendas, prazos de pagamento aos fornecedores, níveis de estoque, custos fixos, entre outros.
Cash is King! Uma empresa não quebra por não ter lucro, quebra por não gerar caixa!
O que será recebido e pago, quais são os prazos, que parceiros, fornecedores e clientes, podem ajudar a empresa alongando prazos para pagamento ou antecipando recebimentos. Quais clientes podem colocar pedidos maiores por estarem desabastecidos ou podem aproveitar condições especiais para tal. Que despesas fixas devem ser cortadas por não agregar valor para o negócio ou não fazerem sentido no momento atual do negócio. São estas perguntas que toda empresa deve fazer!
Monte um time forte para liderar o comitê de crise
Uma equipe bem comunicada e engajada deve ser montada com o objetivo de criar um comitê de crise. Uma consultoria com experiência reconhecida pode ser convidada a participar, trazendo conhecimento de fora, de outras crises, e facilitar as discussões e análises das estratégias, sempre utilizando dados e fatos, informações, usando suas capacidades analíticas fortemente.
Prepare o caixa para a retomada
Outro ponto importante para o caixa é avaliar fontes de financiamento. Acreditamos que existirão boas fontes de financiamento, principalmente para pequenas e médias empresas, que podem vir dos bancos públicos. Então, mais uma vez, estar com um fluxo de caixa, com seus cenários e premissas bem estruturados, é essencial para buscar estas fontes de financiamento no tempo e no tamanho certos!
Vendas, vendas, vendas
Não podemos deixar de fora a locomotiva da empresa que é a área comercial. Que ações serão tomadas para que a equipe comercial corra atrás do prejuízo? Como será a retomada, quanto tempo até as vendas se estabilizarem? Existe uma demanda reprimida e a empresa estará preparada com seus estoques de matérias-primas ou mercadorias, seu processo de produção e logística para atender os pedidos dos clientes?
As empresas não são um CNPJ, são pessoas! Você está cuidando da sua equipe?
Sabemos que neste momento de crise e, principalmente nesta que requer distanciamento social, muitos colaboradores estão trabalhando em casa ou até mesmo estão sem trabalhar. É preciso uma comunicação muito transparente sobre os fatos, transmitir as notícias verdadeiras e mostrar a real situação da pandemia. Sem causar alardes, muito pelo contrário, é momento de tranquilizar e mostrar a importância das pessoas para o negócio, entenderem que pertencem ao negócio!
Reuniões diárias com a equipe, por videoconferência, são extremamente importantes para manter o ritmo das pessoas e mostrar a importância dos seus trabalhos. Isso irá criar engajamento e alinhamento das ações.
Não deixe a equipe de lado, jamais!
Foco, força e Fé!
Enfim, há muito trabalho agora e haverá mais ainda quando a situação voltar ao normal. É preciso antecipar-se; é preciso muito planejamento. Estamos à disposição de vocês para ajudá-los neste momento. Não deixe de conversar conosco para juntos entendermos onde nosso conhecimento e expertise irá alavancar suas ações na retomada desta crise. Possuímos ótimas ferramentas para auxiliar, mesmo à distância, que o momento exige.
Toda crise passa, como já falamos, ninguém, nem governos, fornecedores, clientes e equipe querem que o seu negócio termine. Então vamos juntos fazer de tudo para que a empresa saia desta mais forte e estruturada!
A DR7 Consultores está à sua disposição e da sua empresa para falarmos sobre este momento e sobre as possíveis ações que a sua empresa precisa tomar. Contate-nos!
4 Comentários